(o\_!_/o) Diário de um Fusca





  • Calendário de Eventos - Atualizado em 11/12/2006
  • Monte seu fusca tem vários modelos e acessórios
  • Forum Fusca do Vale
  • quarta-feira, outubro 18, 2006

    Volkslândia

    Quer fazer um tour na volkslândia Clique aqui

    “HOMENS, CARROS E TUDO O QUE OS MOVE”O slogan da Autostadt, a Disneylândia da Volkswagen, não é frase de efeito

    TUDO AQUI realmente tem o objetivo de atiçar sentidos e emoções do visitante, ao mesmo tempo em que informa — e vende, claro. A “cidade dos automóveis” fica em Wolfsburg, a meio caminho entre Berlim e Hannover. Lá foi instalada a primeira fábrica da montadora. Projetada para produzir o Fusca, criado por Ferdinand Porsche, foi usada para a fabricação de armamentos.
    Após a Segunda Guerra, os britânicos tomaram as instalações. Ao descobrir os protótipos e planos do “carro do povo”, o major Ivan Hirst chegou a oferecê-los a montadoras da Grã-Bretanha, mas ouviu uma resposta infeliz: “Este carro nunca vai vender”, profetizou o major. Apesar disso, esforçou-se em levantar a fábrica e em produzir os Fuscas. O resto é história.
    A Autostadt se divide entre o centro de entrega de automóveis aos clientes, o que inclui as duas quase inacreditáveis torres do estoque, um pavilhão para cada marca do Grupo Volkswagen — a própria Volkswagen, Audi, Bentley, Lamborghini, Skoda e Seat —, o museu chamado ZeitHaus (Casa do Tempo), que conta a história do carro, e o KonzernForum (Fórum do Grupo), onde fica a recepção, o parque infantil, lojas e restaurantes.
    Opções são uma visita à imensa fábrica da Volkswagen, feita em uma espécie de trenzinho, que leva ao menos duas horas, tendo de ser marcada com antecedência; ou fazer um test-drive numa pista de treino que imita todo tipo de terreno, onde os mais aventureiros podem testar suas habilidades com a orientação de um instrutor. Além disso, há sempre instalações de arte moderna e festivais diversos acontecendo ao longo do ano. Um dia é certamente muito pouco, se você quiser ver tudo.

    SÃO TANTAS EMOÇÕES Os pavilhões dedicados a cada marca do Grupo Volkswagen são planejados para transmitir as sensações que têm a ver com a “aura” dos carros, ou seja, com suas características estéticas. Estas estão intrinsecamente ligadas também à cultura dos países de origem. Assim, ao caminhar pela rampa do pavilhão da espanhola Seat, o visitante é saudado por tamborins que parecem vir do nada.

    Lá dentro, começa por assistir a um filme em um cinema 360°, com direito a música hispano eletrônica, muitas paisagens mediterrâneas e labaredas para todo o lado. O pavilhão da Lamborghini é totalmente preto por fora, destacando-se da paisagem do resto da Autostadt. É também o mais barulhento, com sons de motores velozes e forças da natureza como vulcões e tempestades. Corresponde muito bem à turbulenta personalidade italiana. Já a britânica Bentley, como não poderia deixar de ser, é sóbria e elegante. Ao contrário da Lamborghini, o prédio acompanha as linhas da paisagem e praticamente desaparece.