Um super Aspirado - Nitro, Turbo que nada

Trata-se de um superaspirado, com bloco original 1.600 cc aumentado para 2,5 litros.
Com toda a preparação feita, são 215 cavalos de pertencia na roda (cerca de 260 cv no motor) e um rendimento surpreendente: aceleração aos 234 km/h em apenas 10 388 segundos na pista de Interkgos, em Sáo Paulo.

CriaçãoPara andar na categoria Tração Traseira Super, pode-se aliviar o carro completamente, tanto que esse Fusca pesa agora apenas 620 kg.

Mas no motor a história é outra: tudo foi modificado. O bloco original foi aumentado para receber um virabrequim especial (maior, 90 mm) e as camisas foram trocadas para utilizar pistóes maiores (94 mm de diámetro). Assim, a cilindrada chegou nos 2,5 litros.
As bielas Pauter vieram da Califórnia (Estados Unidos), assim como os dois cabecotes, que trabalham com válvulas de titanio com 50 mm de diámetro na admissao e 39 mm no escape - os balanceiros, de aluminio, sáo roletados. O comando de válvulas, outro importado, é um Engle 3280.

Com tração nas rodas traseiras, ao arrancar o Fusca senta no chao e ás vezes chega até a empinar. Os pneus Mickey Thompson traseiros, calibrados entre cinco e seis libras realmente grudam a traseira no chão. O motor e o cambio foram elevados em trés polegadas, para reduzir a altura da carroceria em relacão ao solo. A suspensáo dianteira também teve sua altura reduzida em trés polegadas.

Todos os componentes da preparacão consumiram quase R$ 40 mil, sem a mão-de-obra, já que seu dono fez toda a montagem em sua oficina. Depois de desembolsar tanto dinheiro, o proprietário conseguiu um patrocinio da Beep Turbo para aliviar o bolso! - e ainda está fazendo temporal nas provas de arrancada em São Paulo, Floripa e Curitiba.Na 2a etapa do Campeonato Paulista, o "Fusquinha" virou 10,388 segundos, passando pela fotocélula a 234,27 km/h. E mesmo com todo esse desempenho, o carro não tem freio! Ou quase isso: para segurar o Fusca a cada puxada há apenas os tambores traseiros oríginais do VW 1.6. Mas seu dono nem quer saber de frear mas, sim, quer affindar o pedal da direita até o assoalho.

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