(o\_!_/o) Diário de um Fusca





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  • quarta-feira, agosto 09, 2006

    Lembrança dos Bons Tempos e Curiosidades

    Bom dia a todos espero que gostem matérias tirardas da internet sites

    Que o Fusca, diferentemente de praticamente todos os outros carros, tem sua carroceria aparafusada e não soldada ?
    Que Em 1986, 30% da frota de automóveis do país era composta por Fuscas ?
    Que em 27 anos, o Fusca passou por mais de 2.500 inovações, sem alterar seu conceito original ?
    Que foi um Holandês, chamado Ben Pon, o responsável pela exportação dos primeiros Fuscas ao mercado norte-americano ?
    Que a Kombi é o veículo há mais tempo em produção no Brasil ?
    Que o Fusca é um dos poucos carros no mundo que bóia ?
    Que 20 de janeiro é o dia nacional do fusca ?
    Que 22 de junho dia mundial do fusca ? Pois nesta data, no ano de 1934, era assinado o acordo entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e Ferdinand Porsche, estabelecendo que a empresa de engenharia de Porsche deveria desenvolver o modelo e apresentar o primeiro protótipo em 10 meses. Mas o cronograma atrasou e o carro só ficou pronto em 1936. Porsche testava o primeiro protótipo de fusca, com motor refrigerado a ar, câmbio seco de quatro marchas e sistema elétrico de seis Volts. Os primeiros carros não tinham quebra-ventos nem pára-choques ou vidro traseiro e as portas se abriam ao contrário das atuais ( suicidas ).
    Que já foram produzidos mais de 21 milhões de Fuscas no mundo desde 1938 ?
    Que o Encontro Nacional do Fusca está registrado na edição nacional do Guinness Book (o "Livro dos Recordes") com a marca de 2.728 carros reunidos no Autódromo de Interlagos em 95 ?
    Que Bananinha é o apelido que foi dado ao componente eletromecânico que existe nas colunas dos Fuscas fabricados até 1959, no lugar da tradicional luz de seta das lanternas ?
    Que o processo mais antigo, de 1970, teve início quando Maluf comprou 25 Fusca para dar aos jogadores da seleção brasileira. Arrastou-se por três décadas. Em 2002, o ex-prefeito foi absolvido pelo STF – fonte Revista Veja edição 1922 , de 14 de setembro de 2005 , sob o Título : “A ficha de Maluf”
    Que no Brasil foram fabricados exatamente 3.037.200 Fuscas entre os anos de 1959 e 96 , e que o Brasil é o único País do Mundo a fabricá-lo em duas oportunidades distintas ?
    Que com relação ao nome FUSCA , em alemão, algumas das letras correspondem a fonemas diferentes que os mesmos na língua portuguesa. Isto ocorre, por exemplo, com as letras v e w. A letra v em alemão corresponde ao nosso f enquanto o w tem som de v para eles. O nome Volkswagen pronunciado em alemão tem o som de Fôlks Vagen, com um l em Volks como os que os gaúchos falam. Daí, surgiu de ir se chamando o nome de "Fôlks Vágui", "Fôsk Vágui", Fúsk Vágui e assim sucessivamente até se chegar a Fusca ?
    Que o cheiro do FUSCA é inconfundível com qualquer outro automóvel tem ?

    Que o Recorde Mundial de quilometragem é de 2.515.852 Km percorridos pelo Californiano Albert Klein até janeiro de 95 com seu fusca 1963 ?
    Que o motor não tem suporte própio e para removê-lo basta soltar as 4 porcas que o fixam no cambio ?
    Que o fusca brasileiro foi o único com 2 carburadores ?
    Que o fusca é o carro que mais permaneceu com suas linhas básicas inalteradas por mais tempo durante sua fabricação ?
    Que o primeiro fusca importado foi vendido em 17/11/1950. E o primeiro nacional em 3/01/1959 ?
    Que um fusca alemão fabricado nos anos 50 vale mais do que muitos carros 0km ?
    Que em 1972 quase metade dos carros novos vendidos no Brasil eram fusca ?
    Que em data é 30 de julho de 2003, às 12h05min (horário de Brasília) saía da linha de montagem da Volkswagen no México, o último Fusca produzido do Mundo , de n.º 21.529.464 , chamado de “Última Edición” e que a VW importou apenas 15 destes últimos, para venda ?

    1959
    Início da produção, no dia 3 de janeiro; a inauguração oficial deu-se só no fim do ano, em 18 de novembro, com direito a passeio do presidente JK às instalações da fábrica, em um cabriolet 1958. O Fusca nacional 1959 seguia em muito o modelo alemão do mesmo ano, mas mantendo o esquema “carroceria mercado Europeu”, com as setas “bananinhas”, mas com pára-choques “mercado norte-americano”, de lâmina dupla. O escudo do capô dianteiro é exclusivo da versão brasileira: é o brasão da cidade em que se localiza até hoje as instalações da fábrica, São Bernardo do Campo.

    1961
    A partir da segunda série daquele ano (lançada no mês de março), as setas indicadoras da direção (“bananinhas”) são substituídas pelos piscas nos pára-lamas, mas mantendo-se as lanternas traseiras do modelo anterior. Mais inovações: o Fusca ganha uma caixa de mudanças totalmente sincronizada, além do marcador de combustível e alça do passageiro carona, também situada no painel.

    1962
    Novas lanternas traseiras, maiores. Não saiu Fusca 1962 com lanternas traseiras pequenas, ao contrário do que o senso comum crê.

    1964
    Novos bancos, para algumas séries; em outra(s), mantém-se o da versão anterior.

    1965
    A lanterna de iluminação da placa traseira é ampliada; novos piscas dianteiros, também maiores. Versões “Pé-de-boi” e “Cornowagen” lançadas (consultar Glossário)

    1966 - Ano do Meu Fusca
    A partir da segunda série de 1966, o Sedan vem com o vidro traseiro maior.

    1967
    Lançado o Sedan 1300 – motor 1300, rodas com ventilação, novos bancos e forros de porta A segunda série do ano 1967 traz o sistema elétrico em 12 Volts, substituindo o anterior, de 6 Volts.

    1969
    O Fusca finalmente ganha espelho retrovisor externo.

    1970
    A partir da segunda série de 1970, o Sedan 1300 ganha uma série de inovações, tais como novos pára-choques, novos capôs e painel com partes plásticas (em preto); é lançado o Fusca 1500 (“Fuscão”), uma versão mais esportiva do Sedan: contava com bitola traseira mais larga, rodas com quatro furos e calotas “chatas”, lanternas traseiros e capô diferenciados, bancos em gomo com painel revestido em material imitando jacarandá.

    1973
    Novos pára-lamas dianteiros, com farol “em pé”.

    1974
    Surge a “orelhinha”, respiro situado atrás das janelas traseiras. Lançada a versão Bizorrão.

    1976
    Lançado o Sedan 1600, em substituição ao 1500.

    1978
    O bocal de abastecimento passa a se localizar na lateral do carro.

    1979
    Novas lanternas traseiras, ainda maiores, que se tornaram conhecidas por “Fafá”, em alusão à cantora Fafá de Belém. Novo espelho externo, em plástico preto e retangular. A versão a álcool começa a ser oferecida.

    1983
    Mantém-se em linha apenas o Sedan 1300, que pela primeira vez é chamado oficialmente pela montadora de “Fusca”.

    1984
    Sai o 1300 de linha, entra um novo 1600.

    1986
    Painel revestido, bancos reclináveis com apoio para a cabeça e volante espumado. Último ano da produção: a série especial “Última Série” marca o fim deste ciclo.

    1993
    Reinício da produção. O motor é 1600, gasolina ou álcool, com catalisador (por exigência de Lei). Novos bancos, forros e acabamentos. Friso lateral adesivo, amarelo, logotipo Volkswagen deslocado para o capô traseiro, novo emblema “Fusca”, pára-choques na cor do carro.

    1996
    Finaliza-se a produção. Últimas unidades constituem a “Série Ouro”.
    Algumas fotos foram retocadas digitalmente para fins ilustrativos.No entanto nenhuma característica essencial do modelo foi alterada.